segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Espírito Distinto que Persevera em Seguir Ao Senhor


PERSEVERANDO EM SEGUIR AO SENHOR cf. cap. 13.1 – 14. 45
Número 14. 24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
    Vale a pena perseverar em seguir ao Senhor? Talvez numa perspectiva onde não existam perseguições, onde não existam oposições, onde tudo corrobora-a perseverar valha a pena, mas no contexto desta passagem será que vale a pena, num contexto onde o espírito da maioria, diz que não vale? Se fossemos seguir a voz da maioria diríamos que não, mas nós não vamos seguir a voz do povo e sim a de Deus.
    Tragédia. Estes capítulos deviam relatar como o drama do êxodo e das peregrinações no deserto chegaram a uma conclusão triunfante. Havendo sobrevivido à viagem difícil e cansativa do Monte Sinai até Cades, um dos oásis mais férteis da península do Sinai, o povo de Israel se encontra nos limites da terra prometida. Obedecendo as instruções dadas por Deus, Moisés envia 12 espias para ver como era realmente a terra. Eles trazem de volta magníficas amostras de frutos, uma prova viva de que ela é, como Deus disse uma terra que mana leite e mel. Segundo Deuteronômio 1.22 parece que sua missão era fortalecer a fé dos israelitas, e não trazer de volta informações táticas.
    Porém em vez de encorajar Israel a reclamar a sua herança a maioria dos espias dizem ao povo que será muito difícil Israel conquistar a terra. Eles morrerão na tentativa. Em desespero, o povo propõe que se volte ao Egito. Deus sugere que eles sejam aniquilados devido a sua incredulidade. Em resposta a intercessão de Moisés, ele comuta o seu julgamento. Só os espias infiéis morrem imediatamente; o povo é condenado a vaguear pelo deserto durante quarenta anos, até que a geração mais velha faleça. Ela não entrará em Canaã, mas os seus filhos entrarão. Da mesma forma que não creram na promessa da vitória sobre os Cananeus, feita por Deus, agora também não aceita o seu julgamento. O episódio termina com o povo tentando conquistar a terra sem a ajuda divina, e sendo perseguido até Horma.
    É neste contexto que se levanta UM ESPÍRITO DISTINTO QUE PERSEVERA EM SEGUIR AO SENHOR
Com a ajuda de Deus queremos mostrar que vale a pena PERSEVERAR EM SEGUIR AO SENHOR, e para isso vamos avaliar o espírito que encontramos em Calebe e em outros personagens desta história, vamos ver em primeiro lugar a questão de "Como se Dá esse Espírito Distinto", depois vamos discutir sobre "Como se Manifesta esse Espírito Distinto", em seguida veremos Quais as Implicações e por último "Quais os resultados de se ter um Espírito Distinto que Persevera em Seguir Ao Senhor".
Como se Dá esse Espírito Distinto (qual a origem)
– Ele se Dá no desejo de se agradar a Deus. Cf. cap. 14. 8
Havia um anseio sincero no coração de Calebe de agradar ao Senhor, está era sua preocupação, se ele agrada-se ao Senhor não importaria a quem desagrada-se, mas se desagrada-se a Deus a quem importaria agradar. Neste anseio de agradar a Deus ele conclama as seus conterrâneos a fazerem o mesmo, a olharem para as recompensas daqueles que o agradam. É neste desejo de agradar que Josué e Calebe os dois espias fiéis ao Senhor pulam no meio do povo e rasgam a suas vestes, insistindo para que confiem na vitória final que Deus lhes havia de dar, afirmando ser fácil a conquista de Canaã se o Senhor se agradasse deles (14.6-9), assim Calebe e Josué conclamam o povo a não se rebelar contra Deus, eles movidos pelo temor de Deus se colocam acima das ansiedades e temores mundanos, florescendo assim o espírito Distinto que persevera em seguir ao Senhor.

 
– Se Dá na certeza de que o Senhor é conosco. Cf. cap. 14. 9

 
Para estes homens havia uma aliança com Deus na qual seus olhos estavam fixo, agradar a Deus, temê-lo, obedecê-lo, reverencia-lo são deveres que cabe a eles cumprir como parte desta aliança, são realidades fortalecidas pela certeza de que o Senhor como a outra parte desta aliança, sempre cumprirá suas promessas e sempre estará ao lado daqueles que cumprem os seus deveres, o Senhor estar ao lado dos que o temem, está bem perto, sua presença é real na vida daqueles que o amam, daqueles que anseiam agradá-lo, a certeza que estes homens demonstram é fortalecida por todos os acontecimentos que eles experiênciam e pelas palavras do próprio Deus, promessas que foram dadas a seus pais como as que foram ditas a Noé Genesis 6.18 "Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos." A Abraão "Genesis 17.4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações."A Isaque Genesis 26.24 "Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo." A Jacó Genesis 28.15 "Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido." E finalmente a Moises Êxodo 3.12 "Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte." Deus é com aqueles cujo espírito é distinto em perseverar no segui-Lo, e aqueles que perseveram sabem que Ele está com eles.

 
– Ele se Dá pelo Próprio Deus no coração daqueles que são sua propriedade exclusiva. Cf. cap. 14. 24;

 
Quando olhamos para a expressão "meu servo" no idioma original vemos o peso dessa expressão com mais profundidade, permitam-me demonstrar esse fato: a palavra no hebraico é: yDIäb.[;w> (wü`abDî) que aparece apenas 15 vezes em todo Antigo Testamento, em apenas um texto ela é usada como nome próprio (Esdras 10. 26), mas na grande maioria ela é usada para designar aqueles que são escravos, serventes, subordinados, um dependente, uma pessoa de confiança, quando Adonai chama Calebe de seu servo antes de dizer o que ele fez, ele está dizendo que ele fez o que fez porque em primeiro lugar é "seu yDIäb.[;w>, (wü`abDî), seu escravo, seu servo de confiança. O mesmo substantivo próprio é usado em Is 65.09, aqui Deus faz um paralelo: Servo e Eleito, ou seja só é servo quem é eleito, só persevera em seguir ao Senhor quem é servo do Senhor, portanto o espírito que há em Calebe que o faz perseverar em seguir ao Senhor, que o leva a querer agradar a Deus, que lhe dar a certeza de que o Senhor está com ele, é o espírito dos eleitos de Deus, gerado neles pelo próprio Deus, por isso eles perseveram e só por isso.

 
Como se Manifesta esse Espírito Distinto (do alto para dentro, de dentro para fora).
Do alto para dentro:
Na certeza da fé. Cf. cap. 13.30

 
É a Calebe que o Senhor se dirigiu, embora haja outros que também demonstrem o mesmo espírito, mas Calebe é o primeiro a manifestar-se como um eleito, um servo escolhido do Senhor, conforme vemos no capítulo 13.30, ele não espera aqui que alguém o apoie, ele não busca se refugiar em nada alem de sua fé no Deus da Aliança para mostrar o que estava contido no seu interior, suas convicções não são uma copia, mas fruto de singularidade espiritual, fruto da obra de Deus em sua vida, seu coração transborda de graça, de amor pelo seu Criador, quando seus companheiros de viagem dizem que não podem entra na terrá, ele na pode se conter diante de tamanha afronta contra Deus, aquilo o incomodou como incomodou Jesus diante dos mercadores do templo e encheu sua alma de zelo pelo Senhor, zelo que o consome, zelo que como um vulcão em seu interior ferve com o fogo do Espírito Santo, do alto para dentro de seu ser.
É certo haver sempre um "porém" onde o homem entra em jogo e quando a incredulidade está em ação. Os espias incrédulos viram as dificuldades – grandes dificuldades, muralhas altas, gigantes. Viram todas estas coisas; mas não viram o Senhor. Olharam para as coisas que se viam em vez das coisas que não se viam. Os seus olhos não estavam postos n'Aquele que é invisível. Decerto, as cidades eram indubitavelmente grandes; mas Deus era maior. As muralhas eram altas; mas Deus estava mais alto. Os gigantes eram fortes; mas Deus era mais forte.
É assim que a fé raciocina. A fé parte no seu raciocínio de Deus para as dificuldades: começa com Deus. A incredulidade, pelo contrário, raciocina desde as dificuldades para Deus: começa com elas. A fé olha para Deus, apoia-se n'Ele, e recebe d'Ele.
Martinho Lutero afirmou: "O Espírito Santo não é cético, e as coisas que Ele grava em nosso coração não são dúvidas ou opiniões, mas afirmações – mais seguras e mais dignas de confiança de que o próprio sentido da vida".
Naquele momento essas certezas fizeram de Calebe o gigante por confiar em Deus. Confiar significa recorrer aos recursos inesgotáveis de Deus.
"Embora nenhum homem mereça certeza por sua obediência, Deus geralmente coroa a obediência com certeza". – Thomas Brooks
É a fé, o dom de Deus, Hebreus 11.1 "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem".
A fé segue a Deus implicitamente, embora com tremor em certas ocaisões, ao passo que a vista calcula, considera, tem cuidado e encolhe-se de medo. – Anônimo.
A fé está morta para a dúvida, surda para o desânimo, cega para as impossibilidades. – Anônimo.
Não há nenhum mérito em crer. Trata-se apenas do ato de receber um favor oferecido. – Charles Hodge.
Está fé é dom de Deus, ela se manifesta do alto para dentro de Calebe e o faz perseverar em seguir ao Senhor.

 
De dentro para fora:
No grito que exterioriza a convicção interna. Cf. cap. 13. 30
    
Eia! Subamos e Possuamos do (heb. [na`álè wüyäraºšnû]
Wnv.r:äy"w> 'hl,[]n:), dos verbos hl'[' e vr;y" são palavras chaves (Ex. 3.7,8,17; 33.3; Lv 20.24), usadas pelo Senhor varias vezes para mostrar ao povo a sua vontade, entenderemos melhor confrontando este texto com outro de Deuteronômio 1. 19-22. Estes verbos são usadas por Calebe como referências ao que Deus prometera, sua boca fala do que seu coração está cheio Cf. Lc. 6.45, ele tira do bom tesouro as suas pérolas e lança-as ao povo, o espírito distinto é aquele que apresenta-se como a "Vox Dei" a Voz de Deus nesta geração. Cf. cap. 13. 30 e 14. 6-9, aqueles que se colocam no meio do povo para falar em nome de Deus devem falar as palavras de Deus e não as suas e é isto que faz Calebe, ele diz para o povo ouçam aquilo que Deus já disse, lembrem-se de suas promessas, recordem-se que Ele viu a nossa aflição quando estávamos no Egito e ouviu o nosso clamor por causa dos nossos exatores, Ele conhecia o nosso sofrimento por isso desceu até nós a fim de nos livrar da mão dos egípcios e para nos fazer "subir" daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel, ao dizer subamos são estas verdades que Calebe quer que o povo recorde e ele as ornamenta ainda mais quando diz: "subamos e possuamos", ou seja, lembrem-se que foi a nós que Ele disse: Em herança possuireis a terra e garantiu que assim seria dando sua palavra de que Ele mesmo nos faria possuí-la. Então depois de externar as razões pelas quais ele grita: "Eia", ele dar a seguinte sentença: "portanto, certamente, prevaleceremos contra ela". Está certeza vem do alto para seu coração, das palavras de Deus guardadas em sua alma, e do seu coração exterioriza-se para o povo na esperança de que também neles se manifeste um espírito distinto que persevera em seguir ao Senhor. "Um alma dominada pela certeza não está disposta a ir para o céu sem companhia". - Thomas Brooks
Assim também Calebe não está disposto a entrar em Canaã sozinho, ele anseia convencer seu pátrias a seguirem o Senhor.

 
Quais as Implicações de se ter um Espírito Distinto em Seguir ao Senhor.
Por se colocar do lado da verdade, o espírito distinto que persevera em seguir ao Senhor, que declara abertamente essa perseverança se envolve em certas implicações, são elas:

Ir de encontro à maioria. Cf. cap. 13. 30,31
Doze príncipes foram levantados por Moisés para espiarem a terra, um representante de cada tribo, foram nos dias das primícias das uvas, subiram e espiaram a terra, desde o deserto de Zin até Rehob, à entrada de Hamath... depois vieram até o Vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma vara, como também romãs e figos. Voltaram de espiar a terra ao cabo de quarenta dias, e mostraram aos israelitas que tudo que o Senhor falara a respeito da terra, era a mais pura verdade – o testemunho de doze homens quanto ao fato de que a terra manava leite e mel – testemunho dos seus próprios sentidos. E qual teria sido, segundo o juízo da fé, a conclusão evidente a tirar de um tal fato? Simplesmente esta, que a mesma mão que havia conduzido doze homens dentro da terra podia conduzir toda a congregação.
Mas infelizmente a maioria dos espias não tinha um Espírito Distinto que persevera em seguir ao Senhor; e por isso o único crente foi reduzido ao silêncio pelos dez infiéis. "Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós". A linguagem da infidelidade estava absolutamente oposta à linguagem da fé. Esta, olhando para Deus disse: "Podemos muito bem subir". Aquela, olhando para as dificuldades, disse: "Não podemos". O povo deu ouvido a estes dez, tornou-se evidente os seus corações incrédulos e murmuraram contra o Senhor.
Aqui fica bem claro que a voz do povo não é a voz de Deus como se diz nos dias atuais. A voz da maioria é a voz da rebeldia, é a voz da incredulidade como diz o escritor de Hebreus 3.19. É a voz que levou eles a perecerem no deserto, que levou eles para longe da terra prometida. Os que possuem um Espírito distinto sempre se levantarão contra a voz da incredulidade, e por isso estarão indo de encontro com a maioria dos homens de natureza rebeldes.
– Em um quase apedrejamento. Cf. cap. 14. 10
Poderá ser apedrejado por aqueles que não querem seguir ao Senhor.
Ninguém que deseja seguir ao Senhor pode temer mais os homens do que a Deus.
Calebe grita faz calar o povo e grita, depois Moisés e Arão lançam seus rostos em terra suplicando ao povo que não peca-se contra Deus, por fim Josué e Calebe no desespero de quem vê o juízo se aproximando, rasgam suas vestes e pulam no meio do povo para persuadi-los a se arrependerem das suas murmurações, mas, apesar disto, diz o texto, toda a congregação queria os apedrejar, eles queriam silenciar aqueles cujo espírito era distinto da maioria, queriam acabar com o incomodo dos seguidores de Deus. E porque queriam apedreja-los? Eram por terem mentido? Eram por terem proferido blasfêmias ou feito algum mal? Não era por causa do seu ousado e sincero testemunho da verdade. A verdade nunca é popular. Não há lugar para ela neste mundo ou no coração humano. A mentira e o erro, em todas as suas formas, será aceito, mas a verdade nunca. Josué e Calebe tiveram que afrontar, no seu tempo, o que todas as verdadeiras testemunhas do Senhor, em todos os tempos, têm experimentado e terão de experimentar, ou seja, a oposição e o aborrecimento da massa dos seus semelhantes. Seiscentos mil homens se levantaram contra dois homens que simplesmente disseram a verdade e confiaram no Senhor. Assim tem sido; assim é; e assim será até o glorioso momento em que "a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar". Isaías 11.9
Quais os Resultados de um Espírito Distinto em Perseverar.
– Tem o Senhor como seu protetor. Cf. cap. 14. 10

 
O senhor não brilha sobre nós, exceto quando tomamos sua Palavra como nossa luz – João Calvino.
Ele vem como o sol como dizem os filhos de Corá: Salmo 84. 11 "Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente". Dissipando as sombras da morte que se aproximam querendo nos tragar.
Ninguém menos do que o próprio Deus aparece para impedir que seus seguidores sejam apedrejados.
Ele vem como Escudo: Deut. 33.29 "Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo SENHOR, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos".
2 Samuel 22.31 "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam".
Salmo 115.9-11 "9 Israel confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo. 10 A casa de Arão confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo. 11 Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo".

 
– Tem entrada garantida na terra prometida. Cf. cap. 14. 10, 30
    A terra prometida não é lugar para os incrédulos, o Teólogo Luis Berkof nos ensina que a entrada na Canaã terrena prefigurava as alternativas dos que estavam destinados a compartilhar as realidades espirituais da aliança com Deus, somente os que perseveram em seguir ao Senhor desfrutaram das maravilhas do céu. O senhor Jesus nos diz que: Apocalipse 22.15 "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira". Mas aquele cujo espírito foi distinto em segui-lo Ele dirá: Mateus 25.34 "então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo".

 
– Tem a graça de Deus para si e para os seus. Cf. cap. 14. 18-20
Esse espírito distinto que persevera em seguir ao Senhor, que esta presente tanto em Calebe como em Josué, Arão e Moisés é o espírito do mediador, daquele que se coloca entre Deus e o povo e pede que Deus perdoe o povo por causa da sua graça, cf. cap. 14.18-20
Moisés não possuía a menor ambição. Seu único pensamento era a glória de Deus. Quando se apresentou à sua mente a sugestão de que sua própria descendência tomaria o lugar daquela raça rebelde, ele a repeliu imediatamente. Não admitiu a ideia nem por um instante que fosse, para que os egípcios não tirassem partido dela. Ele não alimentava o desejo de ser ancestral de uma grande nação, se isso empanasse a honra divina. Preferia ser deixado no esquecimento do que consentir em que uma joia da gloriosa galáxia de Deus fosse toldada.
Os salvos não se caracterizam por seus próprios méritos, mas pela graça do Mediador. – Martinho Lutero.
A graça... transforma leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos. - Thomas Brooks.
Havia três argumentos em sua intercessão: a reputação de Deus, a coerência de Deus consigo mesmo, e a sua misericórdia. Parece-me ouvir por traz dessas rogativas, a voz do Supremo Mediador! Sua oração foi atendida, mas a geração que não creu não pôde entrar na terra. É possível alguém sair do Egito, mas não chegar a Canaã. (ver Hebreus 3.12-19)

 
Tenha no seu coração um desejo sincero de agradar a Deus, lembre-se que se você agradar a Deus não importará a quem você desagrade, mas se pelo contrário você desagradar a Deus a quem importará agradar.
Lembrem-se Hebreus 11.6 "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". Busque o crescimento de sua fé. A fé aumenta pela oração, é fortalecida pelo estudo da Palavra e cumpre-se quando submetemo-nos diariamente ao Senhor Jesus. – J. Charles Stern
Aqueles que são seguidores de Deus não podem deixar de anunciar a palavra de Deus, eles foram feitos servos de Deus a fim de proclamar as suas virtudes, portanto se você anseia seguir ao Senhor, ou se você já o segue, saiba que pesará sobre você a obrigação de evangelizar. Na Bíblia, eleição e evangelização encontram-se de mãos dadas, não de punhos cerrados uma contra a outra. – J. Blanchard.
Se você tem um espírito distinto que persevera em seguir ao Senhor você será a "Vox Dei", será a voz da verdade em meio a uma geração incrédula e perversa, portanto precisas estar disposto a ir de encontro da maioria.
Quem segue a Jesus tem que estar disposto a viver e morrer por Ele.
Tenha a certeza de que mesmo que você venha a ser apedrejado, como foi nosso irmão Estevam, você que for fiel verá a glória de Deus assentado a Sua direita. Terá entrada garantida no céu, na cidade santa a Nova Jerusalém, e receberá a graça de Deus não só sobre se, mas sobre os descendentes.

 
Perpétua Fidelidade
É meio vago hoje saber genericamente que muitos cristãos dos primeiros tempos do evangelho foram lançados às arenas de Roma, destroçados por animais selvagens. Mas o horror e a grandeza de tais testemunhos saltam diante de nós, se examinarmos um caso específico. Como o de Víbia Perpétua, por exemplo.
Perpétua morava, ao tempo do imperador Sétimo Severo, na cidade de Cartago, no Norte da África. De linhagem nobre, era uma jovem de 26 anos, de bela aparência e fina educação, que tendo conhecido a Cristo, a ele se rendeu. Batizada um pouco antes de sofrer o martírio, ao sair das águas, afirmou: "O Espírito Santo me inspirou a orar pedindo apenas perseverança diante dos castigos físicos". Enquanto aguardava na prisão o dia da execução, recebeu a visita de seu velho pai, que insistia com ela em que renunciasse a fé e sobrevivesse. Ela respondeu:
- Pai, está vendo aquele vaso ali no canto? Será que alguém poderia chamar aquilo de outro nome senão vaso? Da mesma forma, eu também não poderia me chamar de outra coisa senão o que sou, uma cristã.
O pai, enraivecido, a ameaçou e surrou, mas ela não cedeu. No dia do julgamento, Hilário, o procurador de Cartago, lhe perguntou:
- És tu cristã?
E ela respondeu:
- Sim, e não posso trocar minha fé pela liberdade.
Ao ouvir estas palavras, o pai percebeu que a filha certamente seria lançada às feras. Num gesto impensado, tentou tirá-la dali à força. Hilário ordenou que ele fosse surrado. Perpétua sofreu mais ao vê-lo assim humilhado, do que se ela própria recebesse o castigo.
A execução em si, em março do ano 283, é uma das páginas mais sangrentas da História da Igreja, aliás, habilmente registrada por uma testemunha ocular, coisa rara então. Ao lado de outros cristãos, e de sua escrava Felicitas, também convertida, Perpétua entrou na arena cantando um salmo. Quem primeiro teve que enfrentar as feras foram os homens. Foram atacados por um leopardo, um urso e um javali. Um deles, Saturo, ficou tão ensanguentado que os espectadores zombavam: - Ele foi muito bem batizado!
Perpétua e Felicitas foram atiradas à arena, junto com um novilho selvagem, o qual atacou primeiro a Perpétua, ferindo-a e rasgando-lhe a túnica. Vendo que o animal sacudia Felicitas, Perpétua foi em socorro da amiga, recebendo ambas furiosa investida do animal. Os espectadores gritaram: - Chega!
Perpétua pôde contemplar-se; vendo as feridas abertas em seu corpo, mas sem sentir dor, louvou a Deus, que tinha mais poder que os perseguidores. Se estes podiam destruir-lhe o corpo, jamais o espírito. Chamou o irmão e pediu que continuasse firme na fé, e que dissesse aos membros de sua família, que se amassem uns aos outros.
Perpétua caminhou corajosamente na arena, desta vez para ser decapitada. O gladiador, não sendo dos melhores, apenas abriu-lhe mais ferimentos. Depois de um grito de dor, ela mesma direcionou a espada contra a sua garganta, e expirou.
A repercussão deste episódio foi tamanha. Muitas pessoas queriam conhecer a essência da religião que era capaz de produzir heróis e heroínas desse nível.

 
Concluo com as palavras do nosso mestre encontradas no Evangelho de são Mateus cap. 5. 10-12 "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós".
Rev. Itamar Maciel de Sousa.
Soli Deo Gloria

sábado, 11 de setembro de 2010

Calvinismo

A Defense of Calvinism
"A antiga verdade que Calvino pregou, que Agostinho pregou, que Paulo pregou, é a verdade que eu devo pregar a-dia, ou então ser falso com a minha consciência eo meu Deus. Eu não posso moldar a verdade, não conheço tal coisa evangelho como aparar as arestas de uma doutrina. John Knox é o meu evangelho. Aquilo que trovejou através da Escócia deve trovão pela Inglaterra de novo. "-C. H. Spurgeon
T é uma grande coisa para começar a vida Cristã crendo boa doutrina sólida. Algumas pessoas têm recebido vinte diferentes "evangelhos" em tantos anos, quantos mais irão aceitar, antes de começar a sua jornada final, seria difícil de prever. Agradeço a Deus que Ele ensinou-me cedo oevangelho, e eu tenho sido tão perfeitamente satisfeito com ele, que eu não quero saber de qualquer outro. constante mudança de credo é a perda de certeza. Se uma árvore tem que ser tomada até duas ou três vezes por ano, você não terá necessidade de construir um grande loft muito para armazenar as maçãs. Quando as pessoas estão sempre mudando seus princípios doutrinários, não são susceptíveis de trazer muitos frutos para a glória de Deus. É bom para jovens crentes a começar com um firme sobre as grandes doutrinas fundamentais que o Senhor nos ensinou em Sua Palavra. Porque, se eu acreditava no que alguns pregam sobre o entulho, a salvação temporária, que dura apenas um momento, eu dificilmente poderia estar em todos gratos por isso, mas quando eu sei que aqueles a quem Deus salva Ele salva com uma salvação eterna, quando eu sei que Ele lhes dá uma justiça eterna, quando sei que ele resolve-los em uma fundação eterna de amor eterno, e que Ele os trará ao Seu reino eterno, oh, então pergunto-me, e eu estou surpreso que uma bênção como esta nunca deveria ter sido dada a mim!
"Pausa, minha alma! Adoro, e me pergunto!
Pergunte: "Ah, porque esse amor para mim?"
Grace tem me colocou no número
Da família do Salvador:
Aleluia!
Obrigado, obrigado eterno, a Vós! "

 Suponho que haja algumas pessoas cujas mentes naturalmente inclinado para a doutrina da livre-arbítrio. Só posso dizer que a minha se inclina naturalmente em direção as doutrinas da graça soberana. Às vezes, quando vejo algumas das piores personagens da rua, eu sinto como se meu coração deve estourar adiante em lágrimas de gratidão a Deus que nunca me deixou agir como eles têm feito! Eu pensei, se Deus tinha me deixado sozinho, e não tinha me tocado por Sua graça, que grande pecador eu deveria ter sido! Eu deveria ter corrido para o comprimento máximo do pecado, mergulhado nas profundezas do mal, nem que eu deveria ter parado em qualquer vício ou loucura, se Deus não tivesse me contido. Eu sinto que eu deveria ter sido um rei muito dos pecadores, se Deus tivesse me deixado sozinho. Eu não consigo entender a razão pela qual sou salvo, exceto sobre a terra que Deus teria assim. Eu não posso, se eu parecer tão sinceramente, descobrir qualquer tipo de razão em mim por que eu deveria ser um participante da graça divina. Se não estou neste momento sem Cristo, é apenas porque Jesus Cristo teria Sua vontade comigo, e que foi que eu deveria estar com Ele onde Ele está, e devem partilhar a Sua glória. Eu posso colocar a coroa, mas nada sobre a cabeça dele, cuja poderosa graça tem me salvou de ir para dentro do poço. Olhando para trás na minha vida passada, eu posso ver que o alvorecer de tudo era de Deus, do Deus de forma eficaz. Eu não tomei nenhuma tocha com que a luz do sol, mas o sol me iluminou. Eu não iniciar a minha vida espiritual, não, prefiro chutou e lutou contra as coisas do Espírito, quando Ele me chamou, por um tempo que eu não correr atrás dele: havia um ódio natural em minha alma de tudo santo e bom. Namoros se perderam em cima de mim-avisos foram lançados ao vento trovões eram desprezados, e que para os sussurros do Seu amor, eram rejeitados como sendo menos do que nada e vaidade. Mas, com certeza eu sou, eu posso dizer agora, falando em nome de mim mesmo, "Ele é apenas a minha salvação." Foi Ele que transformou meu coração, e me trouxe para baixo em meus joelhos diante dele. Eu posso deveras, dizer com Doddridge e Toplady-
"A graça ensinou minha alma a orar,
E fez meus olhos transbordarem; "

e chegando até o presente momento, posso acrescentar-
"'Tis graça tem me mantido até hoje,
E não me deixe ir. "

 Bem, eu posso lembrar a maneira pela qual eu aprendi as doutrinas da graça num único instante. Nascido, como todos nós são, por natureza, um arminiano, eu ainda acreditava que as coisas antigas que eu tinha ouvido continuamente do púlpito, e não ver a graça de Deus. Quando eu estava vindo a Cristo, eu pensei que eu estava fazendo tudo sozinho, e embora eu procurei o Senhor sinceramente, eu não tinha idéia de que o Senhor estava me procurando. Eu não acho que o jovem é converter conhecimento em primeira deste. Lembro-me muito no dia e hora em que primeiro eu recebi aquelas verdades em minha própria alma, quando eles eram, como diz John Bunyan, queimado em meu coração como com um ferro quente, e me lembro como eu senti que tinha crescido em de repente de um bebê em um homem que eu tinha feito progressos no conhecimento das Escrituras, por ter encontrado, uma vez por todas, a chave para a verdade de Deus. Uma semana à noite, quando eu estava sentado na casa de Deus, eu não estava pensando muito sobre o sermão do pregador, porque eu não acredito nisso.O pensamento me impressionou, Como você chegou a ser um cristão? Busquei ao Senhor. Mas como você veio para buscar o Senhor? A verdade passou pela minha mente em um momento, eu não deveria ter procurado a menos que ele tinha havido algum influência anterior na minha mente para me fazer o buscam.Eu orei, pensei eu, mas então eu perguntei a mim mesmo, como vim a orar? Fui induzido a orar pela leitura das Escrituras. Como eu vim a ler as Escrituras? eu lê-los, mas o que me levou a fazê-lo? Então, em um momento, eu vi que Deus estava no fundo de tudo isso, e que ele era o autor de minha fé, e assim toda a doutrina da graça se abriu para mim, e de que a doutrina não me afastei para esta dia, e eu desejo fazer esta constante minha confissão: "Eu atribuo minha alterar totalmente a Deus".
 Uma vez fui a um serviço em que o texto passou a ser, "Ele deve escolher para nós uma herança ", e do bom homem que ocupou o púlpito era mais do que um pouco de um arminiano. Portanto, quando ele começou, ele disse, "Esta passagem se refere inteiramente à nossa herança temporal, que nada tem a ver com o nosso destino eterno, pois," ele disse, "não queremos que Cristo escolheu para nós em matéria de Céu ou inferno. É tão simples e fácil, que todo homem que tem um grão de senso comum irá escolher o céu, e qualquer pessoa que sabe melhor do que escolher um inferno. Não temos necessidade de alguma inteligência superior, ou qualquer ser maior, para escolher o céu ou o inferno para nós. Cabe ao nosso livre-arbítrio, e temos bastante sabedoria nos deu, suficientemente correta meios para julgar por nós mesmos "e, portanto, como ele muito logicamente inferiu, não havia necessidade de Jesus Cristo, ou alguém, fazer uma escolha para nós. Poderíamos escolher a herança para nós mesmos sem qualquer assistência. "Ah!" Eu pensei, "mas, meu bom irmão, pode ser bem verdade quepoderia, mas eu penso que nós devemos querer algo mais de bom senso antes de nós deve escolher corretamente. "
 Primeiro, deixe-me perguntar, não devemos todos nós admitir uma decisão sobre-Providência, ea designação de mão de Jeová, como o meio pelo qual nós viemos a este mundo? Aqueles homens que pensam que, mais tarde, estamos abandonados à nossa própria livre-arbítrio para escolher este ou o outro para dirigir nossos passos, devemos admitir que nossa entrada no mundo não era da nossa vontade, mas que Deus tinha então escolher por nós. Quais foram as circunstâncias em nosso poder que nos levou a escolher as pessoas certas para os nossos pais? Se tivéssemos nada a ver com isso? Deus não nomear nossos pais, terra natal, e os amigos? Ele poderia não ter me fez nascer com a pele do Hottentot, trazido por uma mãe que suja enfermeira me no seu "curral", e ensina-me a curvar-se aos deuses pagãos, tão facilmente como ter me dado uma mãe piedosa, que se cada manhã e noite dobrar seu joelho em oração em meu nome?Ou, talvez Ele não, se Ele quisesse, ter-me dado alguns profligate ter sido meu pai, de cujos lábios eu poderia ter ouvido cedo com medo, imundo e linguagem obscena? Ele não poderia ter colocado onde eu deveria ter tido um pai alcoólatra, que me teria enclausurado em um calabouço muito da ignorância, e me trouxe até nas cadeias de crime? Não foi a Providência de Deus que eu tinha muito feliz, tanto que meus pais eram Seus filhos, e esforçou-se para treinar-me no temor do Senhor?
 John Newton costumava contar uma história extravagante e riem-se, também, de uma boa mulher, que disse, para provar a doutrina da eleição, "Ah, senhor, o senhor deve ter me amou antes de eu nascer, ou então Ele não teria visto nada em mim o amor mais tarde ". Estou certo de que é verdade no meu caso, eu acredito que a doutrina da eleição, porque estou certa de que, se Deus não tivesse me escolhido, nunca deveria ter escolhido ele, e tenho certeza que ele me escolheu, antes de eu nascer, Ou então ele nunca teria me escolhido depois; e ele deve ter me eleito por razões desconhecidas para mim, pois eu nunca consegui encontrar qualquer razão em mim mesmo porque Ele deve ter olhado em cima de mim com amor especial. Então eu sou obrigado a aceitar a doutrina bíblica grandes.Lembro-me de um irmão arminiano me dizendo que tinha lido a Bíblia através de um escore ou mais vezes, e nunca poderia encontrar a doutrina da eleição em si.Ele acrescentou que tinha certeza de que ele teria feito se tivesse estado lá, para ele ler a Palavra de joelhos. Eu disse a ele: "Eu acho que você ler a Bíblia em uma postura muito desconfortável, e se você tivesse lido na sua poltrona, você teria mais chances de entendê-lo. Ore por todos os meios, e mais, o melhor, mas é uma parte da superstição de pensar que há algo na postura em que o homem se coloca para a leitura, e como a leitura da Bíblia através de vinte vezes, sem ter encontrado nada sobre a doutrina da eleição, a maravilha é que você encontrou alguma coisa: você deve ter com ele galopou a um ritmo tal que não podiam ter qualquer idéia inteligível, o significado das Escrituras. "
 Se seria maravilhoso ver um rio salto para cima da terra adulto, o que seria para contemplar uma fonte imensa da qual todos os rios da terra deve imediatamente entrar borbulhando, um milhão deles nasceu em um nascimento?Que visão seria! Quem pode concebê-lo. E ainda o amor de Deus é que a fonte, a partir da qual todos os rios de misericórdia, que já alegrou a nossa raça, todos os rios da graça no tempo, e na glória, ter a sua origem. Minha alma, tu ficar naquele manancial sagrado, e adore e ampliar, para todo o sempre, Deus, nosso Pai, quem nos amou! No início, quando este grande universo estava na mente de Deus, como florestas nascer no copo da bolota muito antes, acordou os ecos da solidão, antes de montes nascessem, e muito antes que a luz brilhou no céu, Deus Faixas Suas criaturas escolhido. Antes que houvesse qualquer ser criado, o éter não era quando atiçados por anjo asa de um, quando o espaço em si não teve uma existência, quando não havia nada exceto Deus somente, mesmo então, em que a solidão de Deidade, e esse silêncio profundo e profundidade , Suas entranhas mudou-se com amor para Seus escolhidos. Seus nomes foram escritos em seu coração, e, em seguida, eles foram queridos de Sua alma. Jesus amou Seu povo antes da fundação do mundo, mesmo da eternidade! e quando Ele me chamou pela sua graça, Ele me disse: "Eu amei -te com um amor eterno, com benignidade te atraí por isso. "
 Então, na plenitude dos tempos, Ele me comprou com seu sangue, Ele deixou Seu coração esgotar-se em uma ferida profunda escancarado para mim desde antes de eu o amava. Sim, quando ele veio pela primeira vez para mim, eu não desprezam-Lo? Quando ele bateu na porta e pediu para a entrada, não me desviá-lo, e não obstante a sua graça? Ah, eu lembro que eu sempre fazia assim completa, até que, finalmente, pelo poder de Sua graça eficaz, Ele disse: "Eu preciso, eu vou entrar", e então ele virou meu coração e me fez amá-Lo. Mas mesmo até agora eu deveria ter resistido a Ele, se não fosse por Sua graça. Bem, então já que ele comprou quando eu estava morto em pecado, não se segue, como consequência necessária e lógica, que ele deve ter me amou primeiro? Será que meu Salvador morrer por mim porque eu acreditei nele? Não, eu não estava então em existência, eu tinha então nenhum ser. Poderia o Salvador, pois, ter morrido, porque eu tinha fé, mesmo quando eu ainda não era nascido? Que poderia ter sido possível? Que poderia ter sido a origem do amor do Salvador para mim? Oh! Não, meu Salvador morreu por mim muito antes de eu acreditava. "Mas", diz alguém, "Ele previu que teriam fé e, portanto, Ele o amou". O que Ele prevê sobre a minha fé? Ele quis prever que eu deveria ter fé que eu, e que eu deveria crer nEle de mim mesmo? Não, Cristo não poderia prever que, porque nenhum cristão jamais dizer que a fé veio, por si só, sem o dom, e sem o trabalho do Espírito Santo.Encontrei-me com um grande número de crentes, e conversou com eles sobre este assunto, mas eu nunca soube quem poderia pôr a mão no seu coração, e dizer: "Eu acreditava em Jesus, sem a assistência do Espírito Santo".
 Eu sou obrigado a doutrina da depravação do coração humano, pois me encontro no coração depravado, e tem provas diárias que na minha carne, não habita nenhuma coisa boa. Se Deus entra em aliança com o homem caído, o homem é tão insignificante que uma criatura que deve ser um ato de condescendência graça no Senhor é parte do, mas se Deus entra em aliança com opecado do homem, ele é então tão ofensiva uma criatura que deve ser , sobre a parte de Deus, um ato de puro, livre, soberana graça ricos. Quando o Senhor entrou em pacto comigo, tenho certeza de que tudo era de graça, nada mais graça.Quando me lembro que um covil de animais impuros e os pássaros do meu coração era, e quão forte era a minha vontade não renovados, como é obstinado e rebelde contra a soberania do Estado divina, sempre me sinto inclinado a levar o quarto mais baixa em minha a casa de Pai, e quando eu entrar no Céu, vai ser para ir entre o mínimo de todos os santos, e com o chefe dos pecadores.
 O saudoso Sr. Denham colocou, ao pé do seu retrato, um texto mais admirável, "A salvação é do Senhor." Isso é apenas uma síntese do calvinismo, é a soma ea substância do mesmo. Se alguém me perguntar o que entendo por um Calvinista, eu responderia: "Ele é aquele que diz: Salvação do Senhor." Não consigo encontrar nas Escrituras nenhuma outra doutrina que isso. É a essência da Bíblia. "Ele  é a minha rocha ea minha salvação. " Diga-me qualquer coisa contrária a esta verdade, e será uma heresia, diga-me uma heresia, e eu vou encontrar aqui a sua essência, que se afastou desta grande, desta fundamental, este rock de verdade, "Deus é minha rocha e a minha salvação. " Qual é a heresia de Roma, mas a adição de algo aos perfeitos méritos de Jesus Cristo, a trazer das obras da carne, para auxiliar em nossa justificação? E qual é a heresia do arminianismo, mas a adição de algo à obra do Redentor? Cada heresia, se trazida à pedra de toque, irá se descobrir aqui. Eu tenho minha própria opinião privada que não existe tal coisa como pregar Cristo e Ele crucificado, a menos que nós pregamos que hoje é chamado Calvinismo. Trata-se de um apelido para chamá-lo de Calvinismo; Calvinismo é o evangelho, e nada mais. Não creio que possamos pregar o evangelho, se não pregarmos a justificação pela fé, sem obras, nem a menos que pregam a soberania de Deus em Sua dispensação de graça, nem a menos que exaltemos a eleição, imutável, eterno, imutável, conquistador amor do Senhor, nem penso que podemos pregar o evangelho, a menos que a base é a redenção particular e dos seus eleitos e escolhidos pessoas especiais que Cristo fez na cruz para fora; nem posso compreender um evangelho que deixa santos caem após eles são chamados, e sofre os filhos de Deus para ser queimado no fogo da condenação após terem uma vez crido em Jesus. Tal evangelho que eu detesto.
"Se alguma vez ele deve vir a passar,
Que as ovelhas de Cristo pode cair,
Minha alma, inconstante fracos, ai!
Poderia cair mil vezes por dia ".

Se alguém querido santo de Deus tinha morrido, por isso tudo pode, se um dos mais aliança ser perdido, assim todos podem ser, e então não há nenhuma promessa verdadeiro evangelho, mas a Bíblia é uma mentira, e não há nada em que vale a pena minha aceitação. Eu vou ser um infiel uma vez, quando eu posso acreditar que um santo de Deus jamais pode cair definitivamente. Se Deus me amou uma vez, então ele vai me amar para sempre. Deus tem um mestre-mente; Ele organizou tudo em seu gigantesco intelecto muito antes ele fez isso, e depois de ter resolvido isso, Ele nunca altera-la: "Isso deve ser feito", diz ele, ea mão de ferro de marcas destino para baixo , e ele é levado a passar. "Este é o meu propósito", e situa-se, nem a terra nem o inferno alterá-lo. "Este é o meu decreto", diz ele, "promulgá-lo, vós santos anjos; rend-lo para baixo do portão do Céu, vós demônios, se podeis, mas vós não pode alterar o decreto, deve ficar para sempre."Deus não deturpa seus planos, por que deveria? Ele é Todo-Poderoso, e, portanto, pode realizar seu prazer. Por que deveria? Ele é o Todo-sábio, e portanto não pode ter planejado de maneira errada. Por que deveria? Ele é o Deus eterno e, portanto, não pode morrer antes que seu plano seja cumprido. Por que ele deveria mudar? Ye inútil átomos da terra, coisas efêmeras de um dia, vos insectos rastejantes sobre esta folha de louro de existência, podeis mudar seuplanos, mas Ele nunca, jamais, mudar sua. Ele tem me contou que seu plano é me salvar? Se sim, eu sou para sempre segura.
"Meu nome das palmas das suas mãos
A eternidade não apagará;
Impress'd em seu coração permanece,
Na marca da graça indelével.

 Não sei como algumas pessoas, que acreditam que um cristão pode cair da graça, conseguem ser felizes. Deve ser uma coisa muito louvável em si para poder passar um dia sem desespero. Se eu não acreditar que a doutrina da perseverança final dos santos, eu acho que deveria ser de todos os homens o mais infeliz, porque eu deveria terreno falta de qualquer conforto. Eu não poderia dizer que, independentemente do estado do coração eu entrei, que eu deveria ser como um manancial de água, cujo fluxo não não, eu que deveria ter para ter a comparação de uma nascente intermitente, que pode parar de repente, ou de um reservatório, que eu não tinha razão para esperar seria sempre cheia. Creio que o mais feliz dos cristãos e os verdadeiros cristãos são aqueles que nunca se atreve a duvidar de Deus, mas quem levar a Sua Palavra simplesmente como está, e acredito nisso, e não faz perguntas, apenas sentindo a certeza de que se Deus disse, vai ser assim.Presto meu testemunho que eu tenho vontade nenhuma razão, nem sequer a sombra de uma razão para duvidar do meu Senhor, e eu desafio o céu ea terra, eo inferno, para trazer qualquer prova de que Deus é falso. Do fundo do inferno eu chamo de demônios, e para esta terra que chamo e aflitos crentes tentaram, sem apelo para o céu e desafiar a longa experiência do host sangue lavado, e não está a ser encontrados nos três reinos única pessoa que pode testemunhar um fato que pode provar a fidelidade de Deus, ou enfraquecer a sua pretensão de ser aprovada por seus servos. Há muitas coisas que podem ou não acontecer, mas isso eu sei,deve acontecer,
"Ele deve apresentar a minha alma,
Unblemish'd e completa,
Antes da glória do seu rosto,
Com grande alegria divina. "

Todos os fins do homem ter sido derrotado, mas não os propósitos de Deus. As promessas do homem podem ser quebradas, muitas delas são feitas para serem quebradas, mas as promessas de Deus devem ser todas preenchidas. Ele é uma promessa-maker, mas ele nunca foi uma promessa do disjuntor; Ele é uma promessa de manutenção de Deus, e cada um de seu povo deve prová-lo a ser assim. Este é o meu pessoal, a confiança grato, "O Senhor será perfeito que concerneth me", indigna -me, perdido e arruinado me. Ele ainda vai me salvar, e-
"Eu, no meio da multidão de sangue wash'd,
Moverá a palma da mão, e usar a coroa,
E gritar alto a vitória. "

Eu vou para uma terra que o arado da terra tem nunca cima, onde é mais verde do que melhores pastagens da Terra, e mais rica do que sua colheitas mais abundantes já vi. Eu vou a um prédio de arquitetura mais lindo do que o homem tem sempre edificavam; não é de design mortal, é "de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna nos Céus." Tudo o que deve conhecer e desfrutar do Céu, será dada a mim pelo Senhor, e eu vou dizer, quando finalmente eu aparecer diante Dele-
"Graça a coroa todo o trabalho deve
Através dia eterno;
Estabelece no céu mais alto da pedra,
E bem merece o elogio. "

 Eu sei que há alguns que pensam que é necessário para o seu sistema de teologia para limitar o valor do sangue de Jesus: se o meu sistema teológico necessária essa limitação, gostaria de lançá-lo aos ventos. Eu não posso, não ouso permitir que o pensamento de encontrar um alojamento na minha mente, que parece tão perto semelhante à blasfêmia. Em terminei o trabalho de Cristo eu vejo um oceano de mérito, o meu prumo não encontra fundo, meus olhos não descobre costa. Não deve haver eficácia suficiente no sangue de Cristo, se Deus quisesse isso, ter conservado não só tudo neste mundo, mas todos em dez mil mundos, eles tinham transgredido a lei do Criador. Depois de admitir infinito sobre o assunto, eo limite está fora de questão. Ter uma pessoa divina de uma oferta, não é coerente conceber um valor limitado; amarrado e medida são termos inaplicável ao sacrifício divino. A intenção do propósito divino corrige a aplicação da oferta de infinito, mas não alterá-la em uma obra finita. Pense nos números, a quem Deus concedeu a Sua graça já. Pense nas incontáveis hostes do Céu: se foste tu que introduziu a-dia, queres encontrá-lo tão fácil de dizer as estrelas, ou as areias do mar, como contar as multidões que estão diante do trono até agora. Eles vieram do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e eles estão sentando-se com Abraão, com Isaque e com Jacó no Reino de Deus, e ao lado daqueles no céu, pensar em os salvos na terra. Abençoado seja Deus, seus eleitos na terra devem ser contados aos milhões, eu acredito, e os dias estão chegando, os dias mais brilhantes do que estas, quando haverá multidões em multidões levado a conhecer a Salvador, e se alegrar nele. O amor do Pai não é só para alguns, mas para uma grande empresa superior. "A grande multidão que ninguém podia contar", será encontrado no céu. Um homem pode contar até valores muito elevados, a trabalhar o seu newtons, o seu mais poderoso calculadoras, e pode contar com grandes números, mas Deus e só Deus pode contar a multidão dos redimidos. Eu acredito que haverá no céu mais do que no inferno. Se alguém me pergunta porque eu acho que sim, eu respondo, porque Cristo, em tudo, é "ter a preeminência", e eu não posso imaginar como ele poderia ter a preeminência, se houver a mais nos domínios de Satanás do que no Paraíso. Além disso, eu nunca li que há de ser no inferno uma grande multidão que ninguém podia contar. Eu me alegro em saber que as almas de todas as crianças, logo que morrem, a velocidade do seu caminho para o Paraíso. Pense no que uma multidão não é deles! Então, já existem em inumeráveis miríades Céu dos espíritos dos justos aperfeiçoados, os redimidos de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, até agora, e há melhores tempos vindouros, quando a religião de Cristo deve ser universal , quando,
"Ele reinará de pólo a pólo,
Com o balanço ilimitado ";

quando reinos inteiros é curvar-se diante dele, e as nações devem ter nascido em um dia, e em que os mil anos do grande estado do milênio não serão suficientes para compensar salvou todas as deficiências dos milhares de anos que se passaram antes. Cristo é Mestre em toda parte, eo seu louvor será soado em cada terra.Cristo deve ter a preeminência na última; Seu trem é muito maior do que aquele que assiste a carruagem do monarca cruel do inferno.
 Algumas pessoas amam a doutrina da Expiação universal porque eles dizem: "É tão bonita. É uma ideia adorável que Cristo morreu por todos os homens, mas louva-se", dizem eles, "os instintos da humanidade, há algo em que cheio de alegria e beleza. " Eu admito que há, mas a beleza pode ser muitas vezes associado com a falsidade. Há muito que eu possa admirar na teoria da redenção universal, mas vou apenas mostrar o que implica necessariamente a suposição. Se Cristo na cruz destinado a salvar o homem todo, em seguida, Ele quis salvar os que estavam perdidos antes que morreu. Se a doutrina é verdadeira, que Ele morreu por todos, então ele morreu por alguns que estavam no inferno, antes que Ele veio a este mundo, pois sem dúvida havia, mesmo assim há milhares que tinha sido lançada fora por causa de seus pecados. Uma vez mais, se foi a intenção de Cristo para salvar todos os homens, como lamentavelmente tem Ele está decepcionado, pois temos Seu próprio testemunho de que há um lago que arde com fogo e enxofre, e em que o poço de angústia têm sido lançados alguns dos muito as pessoas que, de acordo com a teoria da redenção universal, foram comprados com Seu sangue. Isso me parece uma concepção mil vezes mais repugnante do que qualquer uma dessas consequências que se diz estar associado com a doutrina calvinista e Christian especial e particular de resgate. E pensar que meu Salvador morreu pelos homens que estiveram ou estão no inferno, parece uma suposição demasiado horrível para me entreter. Para imaginar por um momento que Ele era o substituto para todos os filhos dos homens, e que Deus, após ter punido o substituto, depois de punidos os próprios pecadores, parece entrar em conflito com todas as minhas idéias de justiça divina. Que Cristo deve oferecer uma expiação e satisfação para os pecados de todos os homens, e que depois de alguns desses homens muito deve ser punido pelos pecados que Cristo já tinha expiado, parece-me ser a mais monstruosa injustiça que jamais poderia ter sido imputados ao Saturn, para Janus, a deusa dos bandidos, ou os deuses pagãos mais diabólicos. Deus queira que nós devemos sempre pensar assim do Senhor, o justo e sábio e bom!
 Não há viva alma que tem mais firmemente as doutrinas da graça do que eu, e se alguém me pergunta se eu me envergonho de ser chamado Calvinista, respondo-quero ser chamado de nada, mas um cristão, mas se você me perguntar, eu prendo as opiniões doutrinárias que foram realizadas por João Calvino, eu respondo, eu faço nos principais segurá-los, e regozijai-vos a admiti-lo. Mas longe de mim mesmo para imaginar que Sião não contém nenhum mas os cristãos calvinistas dentro de seus muros, ou que não há nenhum salvo que não possuam as nossas opiniões. A maioria das coisas atrozes foram ditas sobre o caráter eo estado espiritual de João Wesley, o príncipe moderno arminianos. Só posso dizer que lhe digam respeito, enquanto eu detesto muitas das doutrinas que ele pregava, mas para o próprio homem eu tenho uma reverência segundo não Wesleyan, e se houver queria dois apóstolos a ser adicionado ao número de doze, Eu não acredito que poderia ser encontrado dois homens mais aptos para ser adicionado de George Whitefield e John Wesley. O personagem de John Wesley está além de toda a imputação para o auto-sacrifício, zelo, santidade e comunhão com Deus, ele viveu muito acima do nível normal de cristãos comuns, e foi um "dos quais o mundo não era digno". Creio que há multidões de homens que não conseguem ver estas verdades, ou, pelo menos, não pode vê-los no caminho em que nós colocamos eles, que não obstante ter recebido Cristo como seu Salvador, e são tão caros ao coração do Deus de graça como a mais sólida calvinista dentro ou fora do céu.
 Eu acho que não diferem de qualquer um dos meus irmãos Hyper-calvinista em que acredito, mas diferem deles no que eles não acreditam. Eu não possuem nada menos do que eles fazem, mas eu segurar um pouco mais, e, penso eu, mais a verdade revelada nas Escrituras pouco. Não só há um cardeal doutrinas poucos, através da qual podemos guiar nosso navio norte, sul, leste ou oeste, mas como estudar a Palavra, vamos começar a aprender algo sobre o Noroeste e Nordeste, e todos os outra coisa que fica entre os quatro pontos cardeais. O sistema da verdade revelada nas Escrituras não é simplesmente uma linha reta, mas a dois, e ninguém nunca vai ter uma visão correta do evangelho, até que ele sabe como olhar para as duas linhas ao mesmo tempo. Por exemplo, li em um livro a Bíblia, "O Espírito ea noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede venha. E quem quiser, tome a água da vida livremente. " Contudo, estou ensinado, em outra parte da Palavra inspirada mesmo, que "não é do que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que sheweth misericórdia." Eu vejo, em um lugar, Deus na providência que preside tudo, e ainda vejo, e não posso deixar de ver, que o homem age como lhe apraz, e que Deus tenha deixado suas ações, em grande medida, ao seu próprio livre- vontade. Agora, se eu fosse para declarar que o homem foi tão livre para agir de que não havia controle de Deus sobre suas ações, deveria ser conduzido muito perto de ateísmo, e se, por outro lado, devo declarar que Deus assim o excesso de rege todas as coisas que o homem não é livre o suficiente para ser responsável, eu deveria ser conduzido imediatamente em Antinomianism ou fatalismo. Que Deus predestina, e ainda que o homem é responsável, são dois fatos que poucos conseguem ver com clareza. Acredita-se que ser inconsistentes e contraditórios entre si. Se, então, acho ensinado em uma parte da Bíblia que tudo é pré-ordenado, isso é verdade, e se eu encontrar, em outra Escritura, que o homem é responsável por todas as suas ações, isto é verdade, e é apenas minha loucura que me leva a imaginar que essas duas verdades jamais pode contradizer o outro. Eu não acredito que eles podem nunca ser soldada em uma bigorna em cima de qualquer terreno, mas certamente será um na eternidade. São duas linhas que são assim quase paralelamente, que a mente humana que tem mais distante deles nunca descobrir que convergem eles, mas eles fazem convergir, e eles vão encontrar em algum lugar na eternidade, junto ao trono de Deus, onde toda a primavera doth verdade .
 Diz-se frequentemente que as doutrinas que cremos ter uma tendência de nos levar ao pecado. Eu ouvi ele afirmou mais positivamente, que as doutrinas de alta que nós amamos, e que encontramos nas Escrituras, são os licencioso. Eu não sei quem terá a coragem de fazer essa afirmação, quando considerar que o mais santo dos homens têm sido fiéis nas mesmas. Peço ao homem que ousa dizer que o Calvinismo é uma religião licenciosa, o que ele acha que o caráter de Agostinho, ou Calvino, ou de Whitefield, que em épocas sucessivas foram grandes expoentes do sistema da graça, ou o que dirá de os Puritanos, cujas obras estão cheias delas?Se um homem tivesse sido um Arminiano naqueles dias, ele teria sido considerado como o mais vil dos hereges, mas agora nós somos vistos como hereges, e eles como ortodoxos. Nós ter voltado à velha escola, nós podemos seguir nossa descida dos apóstolos. É que veio de graça, livre, correndo através da pregação de Batistas, que nos salvou de uma denominação. Se não fosse por isso, não devemos ficar onde estamos hoje. Podemos executar uma linha dourada até o próprio Jesus Cristo, através de uma sucessão de pais santo poderoso, que todos os sustentaram estas verdades gloriosas, e podemos pedir que lhes digam respeito, "Onde você vai achar melhor e mais santo dos homens no mundo?" Nenhuma doutrina é tão calculada para preservar o homem do pecado como a doutrina da graça de Deus. Aqueles que chamou de "uma doutrina licenciosa" não sabem nada sobre isso. Coitados ignorantes, pouco sabem que o seu vil próprio material foi a mais licenciosa doutrina sob o céu. Se eles soubessem que a graça de Deus, na verdade, eles logo veria que não havia nenhum conservante de mentir como um conhecimento de que somos eleitos de Deus desde a fundação do mundo. Não há nada como a crença na minha perseverança eterna, e da imutabilidade da afeição de meu Pai, que pode manter-me próximo a ele por motivos de gratidão simples.Nada faz um homem tão virtuoso quanto a crença da verdade. A doutrina deitado logo gerou uma prática mentirosa. Um homem não pode ter uma crença errada sem pelo e por ter uma vida errada. Eu acredito que a única coisa que naturalmente gera o outro. De todos os homens, esses têm a mais desinteressada piedade, a mais sublime reverência, a mais ardente devoção, que acreditam que eles são salvos pela graça, sem obras, por meio da fé, e isto não vem de si, é dom de Deus. Os cristãos devem tomar cuidado, e ver que ele é sempre assim, com medo de que, por qualquer meio de Cristo deve ser crucificado de novo, e colocar à ignomínia.


Retirado do: http://www.spurgeon.org/calvinis.htm